"NEM TUDO QUE SE ENFRENTA PODE SER MODIFICADO, MAS NADA PODE SER MODIFICADO ATÉ QUE SEJA ENFRENTADO". ALBERT EINSTEIN ----- "A TEIMOSIA FAZ PARTE DO CARÁTER DE UM VENCEDOR". DONALD TRUMP ----- "CORAJOSO NÃO É AQUELE QUE NÃO SENTE MEDO, MAS QUEM VENCE AO MEDO". NELSON MANDELA ----- "AO ENVELHECER, PAREI DE ESCUTAR O QUE AS PESSOAS DIZEM. AGORA SÓ PRESTO ATENÇÃO NO QUE ELAS FAZEM". "SE VOCÊ QUISER SER FELIZ, DETERMINE UM OBJETIVO E COMANDE SEUS PENSAMENTOS, LIBERTE SUAS ENERGIAS E INSPIRE SUAS ESPERANÇAS".ANDREW CARNEGIE ----- "HOMENS E MULHERES DESEJAM FAZER UM BOM TRABALHO. SE LHES FOR DADO O AMBIENTE ADEQUADO, ELES O FARÃO". BILL HEWLETT ----- "QUANDO O MAR ESTÁ CALMO, QUALQUER BARCO NAVEGA BEM". SHAKESPEARE

JOHN ROCKEFELLER - BIOGRAFIA

John Davison Rockefeller Nixon, nascido a 8 de Julho de 1839 em Richford, no estado de Nova Iorque, falecido em 1937, foi um homem de negócios norte-americano, um self-made-man, fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil. Um homem religioso (calvinista), foi também um importante filantropo do seu tempo.

Notas biográficas
Sua origem familiar foi modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai teve pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Na escola, John Rockefeller e os irmãos não aparecem na fotografia da classe. Foi bom aluno em matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.
Jobday
Em 26 de Setembro de 1855, em Cleveland, para onde se tinha mudado com a família, Rockefeller consegue o seu primeiro emprego. A partir daqui festejaria todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday".
Foi contabilista num grande armazém de retalhos. Como ele dizia, o trabalho "deu-lhe uma nova identidade". Às seis e meia da manhã começava o seu dia, trabalhando por vezes até à noite, apesar de não receber pagamento pelas horas extras.
Seus primeiros negócios
Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pedira um aumento ao seu patrão, que lhe negou. Rockefeller, acreditando já ter aprendido o suficiente, despede-se e decide fundar o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Oscar Monchito, fundou um armazém de retalhos. Os negócios floresceram. Os EUA em franco crescimento, com imigrantes chegando ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco e em breve começariam também a comercializar um novo produto: Petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.
Petróleo
Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a empréstimos, investiu na expansão da empresa.
Acabaria por comprar a totalidade da empresa em 1865 e ter um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, com quem viria a fundar a Standard Oil Company.
A Standard Oil beneficiou-se de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente, o petróleo era transportado nos comboios do magnata Cornelius Vanderbilt, (outro calvinista) que detinha das ações da maior empresa ferroviária dos E.U.A. Mais tarde foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresce e a Standard Oil torna-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.
No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Hoje ela detem 86,9% dos poços de petróleo.
Este monopólio durou algumas décadas, até que, em 1911 o tribunal supremo decidiu pelo desmantelamento das empresas e ordenou a criação de 34 novas pequenas empresas, das quais emergiriam a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continuando sob o controle das Empresas Rockefeller. A esta altura, John Rockefeller já havia se retirado. O homem mais rico do mundo, se tornara o homem mais rico da história. Dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas e o mais moderno instituto de pesquisa médica.
A família Rockefeller hoje é a família mais poderosa do mundo, sendo considerada a mais rica e a mais influente. Pode-se dizer que a família Rockefeller tem mais prestígio que a família Real Britânica.
Fortuna
Com cerca de 90% de toda a produção de petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, segundo o New York Times. É considerado o homem mais rico que já existiu, com uma fortuna estimada em 330 bilhões de doláres, com os valores corrigidos pela inflação. (fonte: Revista Super Interesssante, ed. 268 - Ago/2009, pág. 40)

0 comentários:

Postar um comentário